quarta-feira, 12 de setembro de 2007

CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS

Iniciarei á partir de hoje uma série de críticas e comentários sobre campanhas publicitárias de diversas mídias e segmentos com o propósito de trazer reflexão ao sucesso ou apelo de algumas propagandas. Essas propagandas têm por fim promover ou divulgar suas marcas e serviços a nós que convivemos tão próximo a essa realidade da publicidade ostensiva.
Para ingressar neste meio de campanhas começarei por uma marca muito potente no mercado de bebidas que é a Skol.
Uma empresa cervejeira do grupo Ambev, que desde 1996 realiza diversas campanhas de sucesso e alcance ao seu público-alvo. As campanhas são, em geral, muito divertidas. O seu slogan é “A cerveja que desce Redondo” que obteve com o passar do tempo a confiabilidade e o registro na memória dos consumidores de bebidas, se idealizando uma das grandes marcas no mercado cervejeiro.
A marca se consolidou com campanhas para um público jovem e expandiu seus horizontes com uma campanha publicitária no ano de 1998 onde colocou mulheres como consumidoras, e não apenas como chamada apelativa e pura associação de cerveja e mulher.
Em 1999 a Skol promoveu a propaganda onde velhinhas em volta de uma mesa dançavam loucamente roque enquanto cantavam “Redondo, Skol desce muito mais Redondo”, e quem não se lembra...
Dando um salto no tempo, temos as quatro últimas propagandas em canais abertos e fechados de verdadeira criatividade, ainda que não seja uma idéia inovadora para este meio de bebidas tão imenso com diversas concorrências de peso. Elas são conhecidas como Choque, Mulher de Amigo, 5 Anos de Mesa e Geladeira. As propagandas deste segmento ainda são muito apelativas quanto ao uso de associação, e mais recentemente, a forma como foi imposta á mulheres jovens de tomarem cerveja para serem mais alegres e perfeitas.
Quanto a criação das propagandas tenho de admitir que são pérolas, e que mais uma vez as equipes brasileiras de campanhas publicitárias são as melhores do mundo em termos de manutenção e obtenção de seu público-alvo.
Porém o fato de explorarem o corpo e a negligência por expor esta resolução de beleza e cerveja e se resumir a isto, é um algo irresponsável por se tratar de uma propaganda em canais e horários que crianças assistem e absorvem exatamente a mensagem que eles querem passar. Ainda tenho de citar a situação de que não só a Skol mas todas as outras marcas do segmento fizeram da mensagem “beba com responsabilidade” parte da propaganda e da brincadeira de todo o comercial e tiraram o tom de dever do consumidor.
Por fim, a propaganda realmente tem sucesso inegável e sua marca tem presença no mercado por sempre abranger seus públicos, criando formas diversas de conquistá-los.

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