quinta-feira, 20 de setembro de 2007

POESIA




William Shakespeare: Dramaturgia e Poesia


Obras como “Hamlet”, “Romeu e Julieta” e “Sonhos de uma noite de Verão” já fazem parte do conhecimento popular mundial, mesmo que muitos ainda tão tenham lido tais obras. O pouco difundido é que, William Shakespeare (1564-1616) escrevia (e muito bem) poesia. Apesar de consquistar seu auge na dramaturgia, seus sonetos são até hoje considerados os mais lindos de todos os tempos.

Shakespeare vive em uma época, o século XVI, considerada como um período de transição entre a história medieval e a moderna. Isso explica porque sua linguagem é menos cognitiva.
Seus sonetos tratam de temas próprios dos seres humanos, que são permanentes independente do tempo histórico, como amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais e temas políticos. Talvez por utilizar ao mesmo tempo tanta sentimentalidade e razão ao tratar desses assuntos, suas palavras atravessem os séculos e permaneçam como adubo para os dias de hoje.

Há quem diga que, Shakespeare trate unicamente do amor em seus vários âmbitos na sua poesia, porém, em minha opinião, é correto afirmar que ele transmita universalidade de assuntos partindo sempre do mesmo ponto: sentimento.

Para finalizar, vou postar um dos meus sonetos favoritos, que por coincidência, transmite exatamente o momento em que vivo. Não se surpreendam por eu afirmar que, os sonetos de Shakespeare têm esse “poder” com todos nós. Basta procurar. Como sugestão para mais detalhes da vida de Shakespeare e alguns dos seus 156 sonetos, indico o link: http://www.starnews2001.com.br/sonnets.html

Até a próxima semana, com um poeta mais atual e mais anônimo, porém não menos brilhante: Alexei Bueno



~ Soneto 17 ~
Se te comparo a um dia de verão
És por certo mais belo e mais ameno
O vento espalha as folhas pelo chão
E o tempo do verão é bem pequeno.

Ás vezes brilha o Sol em demasia
Outras vezes desmaia com frieza;
O que é belo declina num só dia,
Na terna mutação da natureza.

Mas em ti o verão será eterno,
E a beleza que tens não perderás;
Nem chegarás da morte ao triste inverno

Nestas linhas com o tempo crescerás.
E enquanto nesta terra houver um ser,
Meus versos vivos te farão viver.

Meios de Comunicação


Símbolos um meio de comunicação


Símbolos é uma forma de comunicação não-verbal. Para os arqueólogos foi primeiro meio de comunicação utilizado na história da humanidade. Os seres humanos da época usavam símbolos que obtinham seus significados e era compreendido por todos que habitavam no local.

Ao deparar-se com a imagem de um coração ou uma estrela, logo entende-se que são os símbolos que representam um coração ou uma estrela. Trata-se de pictogramas que é uma forma de escrita pela qual, idéias são transmitidas através de desenho.

Os pictogramas também são utilizados como placas de sinalização nos locais públicos; tendo todos um significado que é compreendido por todos.
(veja alguns modelos acessando http://www.jundextintores.com.br/ )
Os símbolos é apenas o primeiro meio de comunicação. Ainda será mencionado muitas outras formas de comunicar; então, espero você na próxima semana.

A VIAGEM DE THÉO


Semana que vem em Jerusalém!
Marthe - semana que vem estaremos em Jerusalém meu querido Théo, onde você aprenderá um pouco sobre a cultura dos Judeus, Cristãos e Mulçumanos.
E assim se inicia essa fantástica aventura, começando na cidade três vezes santa, onde Théo vai conhecer um pouco destas religiões, que apesar de terem Deus denominado de maneiras diferentes todos os tem como o criador e os três livros sagrados começam da mesma maneira, com Adão e Eva o principio de tudo.
Aos Judeus Deus é chamados como Adonai Elohim, “o ser que dá a lei ao povo modelo” e é representado pelo rabino. Os cristãos chamam Deus por Deus pai, “Deus pai dá seu filho Jesus em sacrifício a todos os povos pelo sopro do espírito santo” seu representante é o padre. Já aos muçulmanos Deus é denominado como Alá, “o todo poderoso que dá a igualdade aos homens por intermédio de seu ultimo profeta ’’ é representado em terra pelo sheik.
E é acompanhado exatamente por um judeu, um cristão, um sheik e sua tia Marthe que Théo visita os principais pontos turísticos de Jerusalém, como o muro das lamentações e a cúpula do rochedo. Assim descobriu que Jerusalém é muito mais do que uma cidade santa, é uma cidade de contrastes como povos de diferentes raças e crenças que convivem juntos em seu dia-a-dia demonstrando o verdadeiro sentido da fé.
É nessa viagem que Théo mesmo sem saber irá buscar no sentido da fé a cura de sua doença que a cada dia tem uma nova recaída.
Não esquecendo que ao passar pelo murro das lamentações, em um pequeno buraco do murro, o garotinho encontra a primeira pista de seu grande jogo com enigmas:
“Sou meu próprio pai uma ave imortal. Quando me encontrares, saberás o país aonde vais”.
Até a próxima.
Fonte: A viagem de Théo, Catherine Clément.

MODA

Toda mulher quer sentir-se bela, principalmente nesta década, onde existem vários tratamentos estéticos para deixá-las mais belas. Há numerosas clínicas espalhadas pelo mundo que comercializam a fórmula mágica da "imagem perfeita", oferecem seios fartos e rígidos, diminuem aqueles grandes e flácidos, transformando-os em verdadeiros objetos de desejo e exuberância.
Modelam o bumbum tirando qualquer imperfeição, afinam a cintura para que ele tenha mais destaque, ou seja, deixa o corpo da "mulherada" em forma de violão.
Para aquelas que chegaram aos 40 anos e desejam permanecer com o rosto de "20" , e o momento ideal de fazer os vários tratamentos faciais como botox, peeling, bioplastia, entre outros.
A "mulherada" que está acima do peso e não conseguem se reeducarem nutricionalmente tem os "maravilhosos" comprimidos da perca de peso rápido e indolor e nem precisam parar de comer.
Barriga de tanquinho é o que querem, então há a lipoaspiração, ta grande demais, cirurgia plástica e o problema ta resolvido.Vocês podem estar pensando agora, como pago por isso! Em suaves prestações ou simplesmente com a sua própria vida.
É! Com toda a sua vitalidade e jovialidade transmitida quando sorri ou simplesmente com o baixar dos olhos de vergonha, quando alguém especial notava, quão suave era passar o dia mais atribulado sem ficar estressado por estar a seu lado.
Acreditem o estar bela nada mais é do que sentir-se bela, a beleza de qualquer mulher vai além daquilo que o espelho reflete.
Pensem nisso, até a próxima semana.

LAZER

A sugestão para essa semana é imperdível. Vem aí o tão esperado "1º churras" da galera de RP noturno- 2º semestre.
A expectativa é de muita diversão, zoação e essa será, sem dúvida, uma grande oportunidade para a turma integrar-se melhor.
Participe dessa grande "farra".
Quando? 22/9 (sábado)
Horas? a partir das 12h
Onde? Rua Cornélio Schimid, 81 - Pq. Jabaquara - São Paulo
Mais informações: flavio_avlis@yahoo.com.br

GASTRONOMIA

O primeiro encontro com o amor da minha vida foi fechado com chave de ouro: comida japonesa.
Fomos a um restaurante que chamava SUGOY em São Bernardo do Campo (hoje em dia está fechado), pois lá tem rodízio. Sentamos na parte de cima do restaurante que tem decoração tradicional como mesa de centro baixa e almofadas em volta da mesa. Logo escolhemos os pratos de entrada, guioza e aguardamos as estrelas da noite: SUSHIS E SASHIMIS.
Pedimos como sempre a maior parte em salmão e atum, no Brasil o salmão é mais famoso, porém no Japão o peixe que é tido como o melhor é o atum, os japoneses gostam, pois ele derrete na boca e é o peixe mais caro também por lá.
A bebida que pedi foi caipirinha de saque de morango, acredito que seja o melhor acompanhamento para o peixe.
Uma dica bacana para não fazer feio se você não tem pratica com os HASHIS, os palitinhos, é pedir ele com elástico na ponta, ai não tem como derrubar o seu peixe.
Para molhar ele no shoyo, porém não perder o sabor do peixe, no caso do sashimi molhe a parte onde está o peixe e coloque na boca, já os sushis devem ser molhados só pela metade e você deve colocar a parte sem shoyo primeiro na boca.
Para fazer comida japonesa é preciso muita paciência e pratica, pois além de comida é também uma arte. VIRE UM ARTISTA!!!
Ah, claro para os mais curiosos, o namoro? Já estamos juntos há 9 meses.


DICA: Vá sempre a rodízios, pois sai BEMMMMM mais barato.
Coloque o sushi inteiro na boca, NÃO CORTE para os japoneses isso é falta de educação.

Abaixo uma receita de sushi encontrada no site : http://www.muitomaisreceitas.com.br

1 colher (sopa) de açúcar
• 2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
• 1 colher (chá) de sal
• 1¼ xícara (chá) de água fria
• 1 xícara (chá) de arroz para sushi (grão curto)
• atum
• arroz preparado
• salmão
• pepino-japonês
• kani-kama


Modo de preparo:

Lave muito bem o arroz em uma peneira até que a água corra limpida. Deixe o arroz descansar por 30 minutos. Coloque em uma panela a água, sal e o arroz. Tampe bem e leve ao fogo moderado até a água ferver. Ferva por 1 minuto em fogo forte e abaixe o fogo ao mínimo. Cozinhe tampado por cerca de 15 minutos. Apague o fogo e deixe o arroz descansar por 10 minutos em panela tampada. Enquanto aguarda, coloque em uma pequena panela o vinagre e o açúcar. Leve ao fogo baixo para que o açúcar dissolva. Reserve. Despeje o arroz cozido em uma assadeira e regue com a mistura de vinagre, misturando delicadamente com uma espátula e esfriando rapidamente o arroz preferencialmente com um leque ou abano. Para o sushi de pepinos corte um pepino japonês em quatro partes no sentido do comprimento, elimine as sementes. Coloque uma folha de alga (Nori) sobre a esteira de bambu apropriada para sushis. Molhe as mãos e peque uma bola de arroz, espalhe sobre a alga deixando uma borda de 2 cm. Coloque uma tira de pepinos no centro e enrole, umedecendo a borda da alga para adeirir e formar o rolinho. Retire da esteira e com uma faca afiada e molhada corte o rolinho ao meio, depois corte cada metade em 3 partes. Sirva com gengibre em conserva e pasta de raiz forte (wasabi). Proceda da mesma forma para o sushi de kani.


Fotos por: Milena Camargo Valezin

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

ASSOCIAÇÃO SÃO LUIZ

A Associação São Luiz abriga 30 crianças entre 0 a 15 anos e tem uma equipe de funcionários e 29 voluntários. Sua principal finalidade é dar assistência social e pedagogica a crianças e adolescentes carentes socio - econômicas, em condições de risco pessoal e/ou abandonadas.


Nessa semana, tivemos a oportunidade e o privilégio de visitá-la pela primeira vez. Fomos recebidas atenciosamente e nos maravilhamos com o trabalho que é desenvolvido com tanta dedicação, carinho e responsabilidade ao longo de quase 50 anos.

A visita nos possibilitou uma aproximidade real com a entidade e assim conhecer suas maiores necessidades. Uma delas é a falta de produtos para higiene pessoal e de limpeza.
Com o intuito de suprir essa necessidade desenvolveremos nosso projeto e cada etapa realizada será divulgada com detalhes nesse blog.

CINEMA

O Sorriso de Monalisa


O filme "O Sorriso de Monalisa" é estrelado por Julia Roberts que faz o papel de Katherine Watson, uma feminista rebelde que foi dar aulas de história da arte em uma Universidade com alunas conservadoras que só pensam em casar jovem. Katherine queria mudar a cabeça de suas alunas e mostrar que as mulheres podem ser independentes e fazer grandes feitos.

A história se passa nos anos 50, uma época em que a sociedade patriarcal era bem mais rígida em relação ao comportamento das mulheres, diferente do ponto de vista dos dias atuais.

O foco principal abordado pelo filme é a questão do casamento nas quais as mulheres eram vistas somente como donas de casa submissas que só iam a Universidade para arrumar maridos, eram poucas as que lutavam para ter liberdades de escolha, como a personagem de Julia Roberts, que era mal vista por algumas alunas e pela própria universidade por ser solteira, porém, mesmo com todos os preconceitos que sofria, ela mostrou a suas alunas que as casadas não se tornavam melhores que as solteiras.

O interessante do filme é poder analisar a sociedades dos anos 50 e comparar com os dias de hoje, além de ser muito agradável para pessoas que gostam de filmes de época.

Foto: http://cineminha.uol.com.br/filme.cfm?id=620


terça-feira, 18 de setembro de 2007

CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS

CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
Pepsi estréia em nova propaganda com “Black Eyed Peas”Esta semana entra em veiculação no Brasil, a nova campanha Mundial da Pepsi.A campanha foi adaptada pela agência AlmapBBDO, haverá músicas exclusivas, uma principal chamada “More”criada pela BBDO CLM, Paris.O filme que foi intitulado “Jump”, aparece a cantora Fergie dançando com os outros integrantes do “The Black Eyed Peas” enquanto a divulgação de novas embalagens, também criadas pelos próprios cantores, será realizada. O vídeo tem conteúdo extrovertido e jovial.A Pepsi criou um site exclusivo com layot peculiar e jovem, com animações dançantes dos artistas, downloads de músicas, vídeos e entrevistas inéditas do grupo norte-americano.O site já está no ar e pode ser acessado pelo endereço: http://www.pepsi.com.br/bep/.Uma turnê mundial da banda, sendo realizada pela Pepsi, com músicas inéditas criadas para a campanha, percorrerá 13 países do mundo, chegando ao Brasil no dia dois de outubro em Porto Alegre na casa 'Pepsi On Stage'.Este tipo de publicidade traz um ponto de reflexão, um montante de dinheiro será gasto, porém trata-se de um investimento e uma estratégia de manter permanente e sólida a marca da empresa.A Pepsico, empresa que opera a Pepsi, pretende promover a associação de que a empresa proporciona o sabor e a diversão. Shows de grande proporção abrange um número imensurável, a príncipio, de público fidelizado ou não a marca, o que garante o ganho de mais público jovem, que é quem mais consome refrigerantes, essa audiência é a mesma que ouve e curte músicas de bandas pop.Acrescer um ibope a marca e fidelizar os novos consumidores é uma estratégia de peso, e precisa de pessoas capacitadas, para que o tiro não saia pela culatra.Mas, pela grandiosidade da estratégia, a publicidade será um sucesso, e logo teremos pessoas colecionando latinhas customizadas, baixando e cantando as músicas da Pepsi, além de lotar as casas de shows em toda parte do mundo.