quarta-feira, 19 de setembro de 2007

CINEMA

O Sorriso de Monalisa


O filme "O Sorriso de Monalisa" é estrelado por Julia Roberts que faz o papel de Katherine Watson, uma feminista rebelde que foi dar aulas de história da arte em uma Universidade com alunas conservadoras que só pensam em casar jovem. Katherine queria mudar a cabeça de suas alunas e mostrar que as mulheres podem ser independentes e fazer grandes feitos.

A história se passa nos anos 50, uma época em que a sociedade patriarcal era bem mais rígida em relação ao comportamento das mulheres, diferente do ponto de vista dos dias atuais.

O foco principal abordado pelo filme é a questão do casamento nas quais as mulheres eram vistas somente como donas de casa submissas que só iam a Universidade para arrumar maridos, eram poucas as que lutavam para ter liberdades de escolha, como a personagem de Julia Roberts, que era mal vista por algumas alunas e pela própria universidade por ser solteira, porém, mesmo com todos os preconceitos que sofria, ela mostrou a suas alunas que as casadas não se tornavam melhores que as solteiras.

O interessante do filme é poder analisar a sociedades dos anos 50 e comparar com os dias de hoje, além de ser muito agradável para pessoas que gostam de filmes de época.

Foto: http://cineminha.uol.com.br/filme.cfm?id=620


2 comentários:

Pricila Graziano disse...

A agência Beyond achou que o texto foi muito bem escrito, com clareza e objetividade. Um tema que atrai a atenção e faz com que o leitor sinta a vontade de assistir o filme!

Alana Lima Garcia disse...

Agradeco a agência Beyond pelo comentário e espero que gostem de meus outros textos sobre o tema, mas também, que façam uma analise bem critica, sendo boa ou ruim, para que eu possa melhorar a qualidade de escrita e saber se o tema agrada os leitores