quinta-feira, 20 de setembro de 2007

GASTRONOMIA

O primeiro encontro com o amor da minha vida foi fechado com chave de ouro: comida japonesa.
Fomos a um restaurante que chamava SUGOY em São Bernardo do Campo (hoje em dia está fechado), pois lá tem rodízio. Sentamos na parte de cima do restaurante que tem decoração tradicional como mesa de centro baixa e almofadas em volta da mesa. Logo escolhemos os pratos de entrada, guioza e aguardamos as estrelas da noite: SUSHIS E SASHIMIS.
Pedimos como sempre a maior parte em salmão e atum, no Brasil o salmão é mais famoso, porém no Japão o peixe que é tido como o melhor é o atum, os japoneses gostam, pois ele derrete na boca e é o peixe mais caro também por lá.
A bebida que pedi foi caipirinha de saque de morango, acredito que seja o melhor acompanhamento para o peixe.
Uma dica bacana para não fazer feio se você não tem pratica com os HASHIS, os palitinhos, é pedir ele com elástico na ponta, ai não tem como derrubar o seu peixe.
Para molhar ele no shoyo, porém não perder o sabor do peixe, no caso do sashimi molhe a parte onde está o peixe e coloque na boca, já os sushis devem ser molhados só pela metade e você deve colocar a parte sem shoyo primeiro na boca.
Para fazer comida japonesa é preciso muita paciência e pratica, pois além de comida é também uma arte. VIRE UM ARTISTA!!!
Ah, claro para os mais curiosos, o namoro? Já estamos juntos há 9 meses.


DICA: Vá sempre a rodízios, pois sai BEMMMMM mais barato.
Coloque o sushi inteiro na boca, NÃO CORTE para os japoneses isso é falta de educação.

Abaixo uma receita de sushi encontrada no site : http://www.muitomaisreceitas.com.br

1 colher (sopa) de açúcar
• 2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
• 1 colher (chá) de sal
• 1¼ xícara (chá) de água fria
• 1 xícara (chá) de arroz para sushi (grão curto)
• atum
• arroz preparado
• salmão
• pepino-japonês
• kani-kama


Modo de preparo:

Lave muito bem o arroz em uma peneira até que a água corra limpida. Deixe o arroz descansar por 30 minutos. Coloque em uma panela a água, sal e o arroz. Tampe bem e leve ao fogo moderado até a água ferver. Ferva por 1 minuto em fogo forte e abaixe o fogo ao mínimo. Cozinhe tampado por cerca de 15 minutos. Apague o fogo e deixe o arroz descansar por 10 minutos em panela tampada. Enquanto aguarda, coloque em uma pequena panela o vinagre e o açúcar. Leve ao fogo baixo para que o açúcar dissolva. Reserve. Despeje o arroz cozido em uma assadeira e regue com a mistura de vinagre, misturando delicadamente com uma espátula e esfriando rapidamente o arroz preferencialmente com um leque ou abano. Para o sushi de pepinos corte um pepino japonês em quatro partes no sentido do comprimento, elimine as sementes. Coloque uma folha de alga (Nori) sobre a esteira de bambu apropriada para sushis. Molhe as mãos e peque uma bola de arroz, espalhe sobre a alga deixando uma borda de 2 cm. Coloque uma tira de pepinos no centro e enrole, umedecendo a borda da alga para adeirir e formar o rolinho. Retire da esteira e com uma faca afiada e molhada corte o rolinho ao meio, depois corte cada metade em 3 partes. Sirva com gengibre em conserva e pasta de raiz forte (wasabi). Proceda da mesma forma para o sushi de kani.


Fotos por: Milena Camargo Valezin

Um comentário:

Pricila Graziano disse...

A agência Beyond Image notou o envolvimento da redatora sobre gastronomia, analisando os seus posts sobre o assunto não conseguimos identificar qual será sua linha sobre a gastronomia, o primeiro poste lida com o assunto de forma técnica, mas o segundo já mostra suas experiências vividas envolvendo gastronomia, do mais o texto está bem escrito.