quinta-feira, 13 de setembro de 2007

A VIAGEM DE THÉO


Olá pessoal! No decorrer da semana pensei muito sobre o que escrever como cultura e arte, porém nada disso me deixou feliz então pensei em falar sobre historia até por que sempre tive verdadeiro encanto sobre o tema, depois em religião ou livros assuntos de grande paixão! Após muito tempo de reflexão me lembrei de um livro fantástico que a algum tempo eu havia esquecido e já estava até pegando pó em minha estante e nesse simples livro eu conseguiria juntar todas as minhas vontades .
Esse livro se chama “A viagem de Théo “ da autora francesa Catherine Clément, formada em filosofia e ciências humanas, é um romance das religiões e tem como personagem principal Théo, um garoto de apenas 9 anos,extremamente inteligente, com uma doença grave e um verdadeiro fascínio pelo mundo religioso que com a ajuda de sua tia rica Marthe começa uma viagem pelo mundo buscando um entendimento e quem sabe até um sentido para a fé religiosa. Théo é um grande apreciador de games e enigmas e sua tia utiliza deste artifício por toda a viagem formando enigmas a serem decifrados e com o qual as respostas mostram a Théo o próximo pais a ser visitado.O que o garoto não imagina é o verdadeiro mistério o motivo real da viagem.
O meu tema no blog é exatamente esse livro “A viagem de Théo” pois nele conseguirei juntar religião, pais, emoção e suspense espero que gostem de acompanhar comigo a historia desse fascinante garotinho.
Primeira parada : Jerusalém aprendendo um pouco sobre os mulçumanos, judeus e cristãos.
Até mais.

MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Comunicação

Diariamente pessoas fazem coisas que geralmente não dão tanta importância e significados. Um desses atos é o da comunicação.

Comunicar e um processo que tem como objetivo a troca de informação e está totalmente ligada, tanto a comunicação interpessoal(duas pessoas ou mais) quanto a intrapessoal(pessoa consigo mesma).

Existem infinitas formas que são meios para comunicar: conversa, gestos, escrita, visual, os meios de comunicação em massa, entre outros, que ao decorrer das postagens serão citados.

Bem, espero que interessem pelo assunto.

Aguardo você!

CINEMA

Filme: Diamante de Sangue
O filme “Diamante de Sangue” relata a história do povo de Serra Leoa, no continente Africano, que sofre com a Guerra civil entre soldados do governo e rebeldes e ambos afirmam lutar a favor do povo, porém homens e mulheres são forcados a trabalhar nas minas de diamantes e as crianças são marginalizadas pelos rebeldes.

O Filme tem esse nome porque muitas vidas foram sacrificadas para que essa pedra preciosa fosse contrabandeada para a Líbia e exportada para as grandes joalherias da Europa que chegaram ao ponto de financiar essa guerra civil, e, assim virar um anel de noivado ou um colar valioso.

Esse filme mostra uma realidade do continente mas debilitado do globo que sempre sofreu com a ambição dos países ricos e possui graves conseqüências na atualidade. É preciso refletir o quanto vale a vida de um ser humano para alcançar o poder e avaliar nossos atos , que por mais insignificantes que aparentam ser para nós, pode prejudica pessoa inocentes e até mesmo o mundo em que vivemos.

ASSOCIAÇÃO SÃO LUIZ

Após a Associação ter respondido o e-mail que nós, da Agência Vitrine, enviamos com objetivo de propor uma ação social e, assim, formar uma parceria, tivemos o primeiro contato por telefone nesta terça feira, dia 11 de setembro com a coordenadora da instituição.

A principio não foi possível contactar com a coordenadora porque ela estava em uma reunião e não podia nos atender, porém ao retornarmos, em poucas horas depois, conversamos com ela e discutimos qual o melhor horário e a melhor data, pois os horários estavam muito atribulados, mas conseguimos chegar a um acordo.

O encontro foi marcado para segunda feira, dia 17 de setembro ás 14h, e deste modo nos conhecer e poder discutir melhor sobre a nossa proposta.

POESIA

Poesia: Primardes do ritmo


Quando me decide escrever sobre poesia, fiquei em dúvida da maneira como poderia citar versos e sonetos de até 100 anos atrás, de uma forma que não se tornasse repetitiva, cansativa ou até persuasiva.
O gosto pela poesia é como o gosto musical: você pode ser fã das românticas, parnasianas, realistas, modernistas, barrocas... ou, quem sabe, todas elas!
Antes de começar a introduzir poesia literalmente dita nestes posts, acho interessante explicar um pouco sobre gênero poético.
A poesia nasce ao mesmo tempo em que a música, a dança e o teatro, nos berços da civilização grega, sob a forma de ritmos. Era a palavra cantada ou articulada de maneira foneticamente bonita, para acompanhar as canções. Depois, mesmo nas revoluções mais radicais das formas poéticas, o ritmo continua a ser o elemento-chave da expressão. É certo que a motivação rítmica varia entre o passado e o presente. Com o desenvolvimento cultural, os aspectos primários do ritmo e do som começaram a adquirir tons intelectuais e tratar de uma maneira particular de assuntos sociais. Os autores não pensavam mais na função estrita da letras que acompanhasse a canção. Novas sugestões rítmicas foram aparecendo e permitindo a narrativa constituir-se em formas fixas. Logo, a poesia não era mais palavras que acompanhavam as notas musicais, e desenvolve-se a sua segunda função: informar.
Mais tarde, os poetas foram amadurecendo seus pensamentos e suas perspectivas, e através da poesia, revolucionando também os movimentos literários do mundo. Nesse ponto, ela já havia formado sua própria identidade, desassimilando sua imagem da música e se associando mais que definitivamente na literatura.
Vários poetas portugueses, ingleses, franceses, espanhóis e brasileiros marcaram eternamente a poesia mundial. Dentre eles, me permito citar (os meus favoritos) Fernando Pessoa, William Shakespeare, Pablo Neruda, Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Olavo Bilac, Mario de Sá-Carneiro, Alexei Bueno, Cecília Meireles, entre outros. Pretendo desvendar e expor um pouquinho de cada mundo desses autores, para trazer ao conhecimento dos meus leitores, um pouquinho sobre o mundo da poesia.

Como em uma crônica cujo tema sempre será poesia não poderia faltar uma, vou introduzir um pouquinho sobre o nosso próximo assunto. Pretendo falar um pouco sobre a poesia shakesperiana, pouco difundida e muito valiosa. Shakespeare era um grande dramaturgo inglês. O que poucos sabem é que os primardes de sua carreira foram na poesia. Segundo o site Wikipédia, ele escreveu 154 sonetos, contribuindo com a literatura mundial, e se “qualificando” assim à participação destas crônicas sobre poesia.

Soneto XVII

Who will believe my verse in time to come
If it were filled with your most high deserts?
Though yet heaven knows it is but as a tomb
Which hides your life and shows not half your parts.
If I could write the beauty of your eyes
And in fresh numbers number all your graces,
The age to come would say, `This poet lies:
Such heavenly touches ne’er touched earthly faces.’
So should my papers, yellowed with their age,
Be scorned like old men of less truth than tongue,
And your true rights be termed a poet’s rage
And stretched metre of na antigue song:
But were some child of yours alive that time,
You should live twice, in it and in my rhyme.

Tradução: Jorge Wanderley

Quem crerá nos meus versos algum dia,
Se tanto louvam tuas qualidades?
Mas sabe o céu que são a tumba fria
A te esconder a vida e só a metade
Dizem de ti. Se teus olhos, somente,
Ou tuas graças todas eu cantasse,
O futuro diria: “O poeta mente,
Que o céu não toca assim humana face.”
E então os meus papéis já desbotados
Seriam - como velhos falastrões -
Encarnecidos e os teus dons deixados
No esquecimento de banais refrões:
Mas terás, se um teu filho viver tanto,
Dupla vida: no filho e no meu canto.



Por Rubia Dalla Pria

. GASTRONOMIA .

Monte verde é uma cidade mineira, pequena, com fazendas, aras, pista de patinação no gelo, cavalos, trilhas, verde e muita, MUITA comida.
A avenida principal, que leva o nome da cidade, é repleta de restaurantes que seguem cardápios típicos mineiros e também europeus como : portugueses, alemães, e italianos.
Um restaurante me chamou a atenção em minha ida a cidade, o nome é MARCIUS, restaurante típico italiano, com direito a jantar romântico a luz de velas e pratos deliciosos a base de molhos carnes e massas.
Ao ver o cardápio já escolhi o prato : NHOCÃO RECHEADO. O atendimento foi rápido e logo o prato chegou: uma travessa com seis bolinhas do tamanho de uma bola de sinuca, com molho a bolonhesa por cima, um toque de queijo ralado fresco e o prato estava pronto.
A massa, tinha um leve gosto de purê de batata, e não era pesada, o queijo estava derretido e no ponto certo nada de queijo borrachudo ou molho mal temperado.
O acompanhamento para esse prato no dia foi uma limonada suíça mas um bom vinho tinto também faz com que o prato se torne ainda mais delicioso.

Abaixo uma receita de nhocão recheado de frango que encontrei no site : http://tudogostoso.uol.com.br

Massa:

  • 1 kg de batata
  • 3 colheres de sopa de farelo de aveia integral
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo integral
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de noz - moscada

Recheio:

  • 1 peito de frango grande cozido e desfiado
  • 2 tomates bem maduros
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho

Molho:

  • 1/4 de queijo minas
  • 1/2 litro de leite desnatado
  • Queijo parmesão a gosto
  • Orégano a gosto

Massa:

  • cozinhe a batata em água e sal, escorra, passe no expremedor de batatas e misture com os outros ingredientes.
  • Deixe esfriar e reserve.

Recheio:

  • faça um bom refogado com alho, cebola e tomate, e jogue o frango desfiado com uma pitada de sal.
  • Reserve.

Molho:

  • bata no liquidificador o queijo minas e o leite desnatado.
  • Agregue o parmesão e orégano por cima do molho. Montagem:
  • faça bolas com a massa, abertas ao meio, recheie com o frango, feche a bola.
  • Coloque uma ao lado da outra no refratário.
  • Finalize com o molho branco por cima, jogue o queijo parmesão.
  • Assar em forno médio até o queijo parmesão derreter.

BOM APETITE!

MODA




Na década de 80 o tênis All Star destacava-se como fenômemo social nas rodinhas juvenis, calçar um All Star era sinônimo de bom gosto e glamour. O tempo passou e novas marcas de tênis foram surgindo com seus modelos arrojados, confortáveis e caros, tornando assim o All Star o tênis da classe de baixa renda.
Mas como o contexto histórico muda a cada dia o All Star volta a ser um dos tênis mais calçados pelos adolescentes, devido a grande divulgação pelas mídias e grupos sociais, lançando no mercado uma coleção adaptada ao momento atual com várias estampas e cores que combinam com todos os estilos e classes sociais.
É os anos passam e o All Star não deixa de exercer o papel de índice da classe social a qual o seu usuário faz parte.


LAZER

Esse espaço é reservado para dicas de lazer. As oportunidades de lazer são as mais variadas, mas a intenção é sugerir aquelas que são esquecidas devido a correria do dia-a-dia.
E a sugestão para essa semana é dispor de um tempo alguns momentos para brincar com crianças. Pode ser com seu irmãozinho, sua priminha, ou mesmo, quem sabe, seu próprio filho. Brinque. Pode ser com um bebê que só saiba rir ou com uma criança que já saiba argumentar e até convencer.
Ensine-a uma brincadeira de sua infância. Aprenda uma diferente. Divirta-se com essa criança e como criança. Lembre-se que as crianças têm uma visão de mundo "mágica". Elas acreditam no impossível, sonham com o futuro, passam por cima das opiniões alheias e riem dos próprios defeitos. E por que não, de vez em quando, agir como elas?

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS

Iniciarei á partir de hoje uma série de críticas e comentários sobre campanhas publicitárias de diversas mídias e segmentos com o propósito de trazer reflexão ao sucesso ou apelo de algumas propagandas. Essas propagandas têm por fim promover ou divulgar suas marcas e serviços a nós que convivemos tão próximo a essa realidade da publicidade ostensiva.
Para ingressar neste meio de campanhas começarei por uma marca muito potente no mercado de bebidas que é a Skol.
Uma empresa cervejeira do grupo Ambev, que desde 1996 realiza diversas campanhas de sucesso e alcance ao seu público-alvo. As campanhas são, em geral, muito divertidas. O seu slogan é “A cerveja que desce Redondo” que obteve com o passar do tempo a confiabilidade e o registro na memória dos consumidores de bebidas, se idealizando uma das grandes marcas no mercado cervejeiro.
A marca se consolidou com campanhas para um público jovem e expandiu seus horizontes com uma campanha publicitária no ano de 1998 onde colocou mulheres como consumidoras, e não apenas como chamada apelativa e pura associação de cerveja e mulher.
Em 1999 a Skol promoveu a propaganda onde velhinhas em volta de uma mesa dançavam loucamente roque enquanto cantavam “Redondo, Skol desce muito mais Redondo”, e quem não se lembra...
Dando um salto no tempo, temos as quatro últimas propagandas em canais abertos e fechados de verdadeira criatividade, ainda que não seja uma idéia inovadora para este meio de bebidas tão imenso com diversas concorrências de peso. Elas são conhecidas como Choque, Mulher de Amigo, 5 Anos de Mesa e Geladeira. As propagandas deste segmento ainda são muito apelativas quanto ao uso de associação, e mais recentemente, a forma como foi imposta á mulheres jovens de tomarem cerveja para serem mais alegres e perfeitas.
Quanto a criação das propagandas tenho de admitir que são pérolas, e que mais uma vez as equipes brasileiras de campanhas publicitárias são as melhores do mundo em termos de manutenção e obtenção de seu público-alvo.
Porém o fato de explorarem o corpo e a negligência por expor esta resolução de beleza e cerveja e se resumir a isto, é um algo irresponsável por se tratar de uma propaganda em canais e horários que crianças assistem e absorvem exatamente a mensagem que eles querem passar. Ainda tenho de citar a situação de que não só a Skol mas todas as outras marcas do segmento fizeram da mensagem “beba com responsabilidade” parte da propaganda e da brincadeira de todo o comercial e tiraram o tom de dever do consumidor.
Por fim, a propaganda realmente tem sucesso inegável e sua marca tem presença no mercado por sempre abranger seus públicos, criando formas diversas de conquistá-los.