quarta-feira, 26 de setembro de 2007

CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS

Recentemente, estava assistindo a tv á cabo quando deparei-me com uma campanha publicitária de uma agência publicitária? Parece meio estranho, uma agência aparecer na mídia para divulgar as próprias campanhas realizadas. Estranho ou não, aconteceu em tv fechada em horário nobre, e a agência tratava-se da Sunset Comunicação, uma poderosa do meio de agências marketeiras.
A propaganda é anunciada por um ator global Murilo Benício e evidencia a força da agência, reforçando a idéia de que todas as marcas precisam investir na lembrança que seus consumidores terão da empresa. Parece que é isso mesmo, já que a própria fez questão de lembrar-se como marca atuante.
Ainda que o investimento em rede nacional e em tv aberta seja alto, acredito que o direcionamento da propaganda para canais fechados tenha sido mais estratégico que econômico, já que o público que precisa e têm condições de ressaltar uma marca institucional, e pagar por ela, está mais concentrado na programação de tvs fechadas.
Após me informar melhor sobre a campanha citada, constatei que haverá também, ações de marketing direto off e on-line com os grandes empreendedores e nomes do marketing nacional.
Como conclusão, pude observar uma campanha limpa, simples, basicamente de comunicação verbal e poucas ilustrações a não ser o nome da empresa de fundo em movimento constante. Parece-me que não houve interesse em mostrar portfólio, mas de realmente que o nome da instituição fosse lembrada, caso um profissional precise divulgar seus produtos e serviços. Um nome na lembrança de atração para futuros clientes.
Por fim, surpreende poder caracterizar uma campanha publicitária como Metalingüistica, mas se até uma memória tem de ser exercitada para lembrarmos que possuímos uma...

2 comentários:

Pricila Graziano disse...

A agência Beyond Image achou o conteúdo do texto interessante, porém, as idéias poderiam ter sido melhor desenvolvidas.

Laís disse...

Agradeço pelas observações, mas quero ressaltar que a intenção do artigo é abordar a idéia das campanhas publicitárias que pouco são comercializadas, e não explicar a campanha, apenas desenvolvê-la para criticá-la positivamente ou negativamente.
De qualquer forma sou grata pela correção, e estarei mais atenta.
Laís Lopes